História da redação publicitária – veja como essa profissão se desenvolveu!

Índice

A redação publicitária ganhou grande popularidade nos últimos anos, o que é uma consequência natural do desenvolvimento do marketing digital. Embora o boom tenha ocorrido recentemente, o potencial vem crescendo há muitos anos até agora. O objetivo do seguinte artigo é familiarizá-lo com a história da redação publicitária.

História do copywriting – primícias

Para discutir um assunto tão elevado como a história, devemos definir precisamente o conceito de redação publicitária

A redação publicitária é uma profissão que oferece uma ampla gama de serviços, consistindo na criação de conteúdo profissional que execute a estratégia de marketing do cliente.

Em outras palavras, trata-se de um investimento que traz lucro em uma determinada perspectiva. Com isso em mente, devemos admitir que a história não é muito distante, sem mencionar o “puro” copywriting da Internet.

Com isso em mente, devemos admitir que a história não é muito distante, sem mencionar o “puro” copywriting da Internet.

Desenvolvimento da escrita – 5.000 anos atrás

Para que a redação publicitária seja criada, primeiro é preciso que existam recursos para essa profissão. Claro, a ferramenta fundamental é a escrita. Foi provavelmente desenvolvida mais rapidamente entre os sumérios por volta de 3500-3000 a.C.

Foi a primeira civilização evoluída a utilizar certos símbolos para registrar a quantidade de estoque ou direitos adequados. Essa sociedade vivia na Mesopotâmia meridional, que era uma das melhores regiões em termos de condições de vida. Portanto, nada impedia os sumérios de iniciar a história da redação publicitária. Ela termina com o artigo que você está lendo agora.

A tábua de argila mais antiga do mundo com escrita cuneiforme. As informações foram parcialmente restauradas, embora sua interpretação seja bastante precisa. Graças à tradução podemos ler: 34.813 litros de cevada foram entregues em um período de 37 meses ao funcionário público Kushima, responsável pela produção de cerveja no templo de Ishtar em Uruk.

Expansão na India – 3800 anos atrás

Embora o próximo marco tenha sido a disseminação da escrita na Europa, vale a pena mencionar a Índia – este país criou um extenso conteúdo para fins religiosos.

Os Vedas, que eram a base do Vedismo naquela época, são o exemplo perfeito. Embora atualmente um livro grosso esteja associado principalmente à Bíblia, os Vedas são seis vezes maiores do que ela.

As informações acima certamente são surpreendentes, no entanto, o Leste Asiático ditou o ritmo em muitos outros livros religiosos, especialmente durante o período brahmânico. Estamos mencionando Upanixades canônicos (textos auxiliares para técnicas de meditação) ou Pañcatantra (uma grande coleção de contos de fadas).

História do copywriting – desenvolvimento adequado

Como você pode ver, é impossível omitir a antiga Ásia se discutirmos a história da redação publicitária. Os escritores na antiga Ásia criaram um conteúdo extremamente abrangente. No entanto, a revolução que aumentou drasticamente a acessibilidade do conteúdo e da escrita estava apenas começando.

Invenção da impressão – 500 anos atrás

É o século XV – apesar dos séculos “sombrios” na Europa, há cada vez mais exceções ao analfabetismo, enquanto grandes obras veem a luz do dia. Exemplos disso são a famosa Divina Comédia de Dante e A Canção de Rolando.

O primeiro livro impresso é a Bíblia de Gutenberg, que viu a luz do dia em 1455. No entanto, deve-se lembrar que a popularização da impressão foi lenta. Ao longo do próximo meio século, os incunábulos foram criados de forma esporádica. Mesmo assim, atualmente, eles constituem escritos de valor histórico extremamente alto.

As etapas mais difíceis já estão para trás – desde então, quase todas as obras têm sido apresentadas ao mundo em formato impresso. Era apenas uma questão de tempo antes que o conteúdo comercial alcançasse um público maior.

 

Johannes Gutenberg, o criador do primeiro método de impressão do mundo.

Desenvolvimento e disseminação do conteúdo na Internet – até agora

Embora tenhamos descrito brevemente 5.000 anos de história do desenvolvimento da escrita, os eventos reais da redação estão acontecendo bem na nossa frente como parte integrante do desenvolvimento humano.

Parece grandioso? Era para ser. As pessoas têm lutado contra a falta de informação por milhares de anos – não havia Wikipedia, nem Google, e nenhum livro disponível. No entanto, desde os anos 1990, a expansão drástica da escrita na internet fez com que os algoritmos de busca atuais lutassem com o excesso de conteúdo inútil. A redação está sujeita a uma filtragem de qualidade muito densa que fornece aos destinatários apenas textos confiáveis e de alta qualidade.

Chegamos ao estágio em que cada consulta ou pergunta do usuário encontra resposta em um conteúdo extenso e interessante. Embora o Google costumasse prestar atenção em palavras-chave e frases-chave no texto, hoje ele leva em conta centenas de outros fatores. Portanto, a especificidade da redação foi significativamente modificada nos últimos anos, e as mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido.

 

Resumo

  1. A história da redação publicitária remonta a milhares de anos, embora o boom repentino tenha ocorrido recentemente. O resultado foi a criação da profissão que conhecemos hoje.
  2. Há muitos anos, um livro era um sinal de riqueza. Hoje em dia, realizamos ações estratégicas e difíceis para apresentar nosso conteúdo ao maior grupo de usuários.
  3. Os últimos anos mostraram que a redação publicitária é uma profissão que está sempre mudando, portanto é impossível prever o futuro.
  4. Devido aos fatos mencionados acima, acreditamos que essa descrição da história da redação publicitária é como o artigo sobre o desenvolvimento de telefones celulares… publicado nos anos 90! O mundo segue em frente e há muitas interrogações pela frente.

Cabe a nós, redatores, observar cuidadosamente todas as tendências e nos adaptarmos ao mercado, para que nosso conteúdo traga os maiores benefícios aos nossos clientes.

Nina Limeira

Redatora e graduada em Letras Português, mestra em Linguística e pós-graduada em Bilinguismo pela UniDomBosco. Atua na área de marketing como copywriter, onde adora combinar seus conhecimentos em linguística com estratégias de copywriting nos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente no blog

04.05.2024 Posicionamento
03.05.2024 Copywriting
02.05.2024 Copywriting
01.05.2024 Copywriting
30.04.2024 E-commerce
29.04.2024 E-commerce
28.04.2024 Marketing de conteúdo
27.04.2024 Social Media
26.04.2024 Copywriting

Textos comerciais profissionais

Torne-se um copywriter