Em quais cursos um redator deve se formar?

Índice

A redação publicitária é uma profissão que continua a crescer em importância. No entanto, o grau que você precisa obter e os estudos que precisa concluir para se tornar um redator publicitário ainda não foram claramente definidos. Devido à popularidade do marketing na Internet, muitas empresas compram conteúdo profissional. Não é de surpreender que os jovens queiram se preparar da melhor maneira possível para essa profissão. No artigo a seguir, vamos dar uma olhada mais de perto nos estudos que um redator publicitário deve concluir.

Estudos de Copywriting

A prestação de serviços de copywriting não requer um diploma de qualquer campo de estudo específico.

A falta de base legal e sólida resulta na situação em que qualquer pessoa pode se autodenominar redator. No entanto, quando se trata de fornecer conteúdo da mais alta qualidade, alguns campos de estudo são considerados úteis.

Filologia

Independentemente do idioma no qual pretendemos criar textos profissionais, a filologia nos preparará melhor para isso. O fundamento básico desses estudos é a linguagem e a literatura, o que permite aos formandos desenvolverem correção linguística e construir frases complexas com facilidade.

Ao obter uma base tão estável, as responsabilidades do redator podem ser executadas de forma mais eficiente. Isso também permite criar conteúdo mais profissional. A filologia é uma ótima opção para pessoas criativas, principalmente porque traz a habilidade de escrita para um estado de “leveza”.

Se trata de fornecer conteúdo de alta qualidade, completar alguns campos de estudo pode ser considerado útil.

Curso de Graduação Específico

Pode surpreender muitos, mas estudar um campo específico e estrito da indústria é extremamente valioso para todo redator. A demanda por redatores temáticos, também chamados de redatores de conteúdo, aumenta. Essa pessoa deve obter um conhecimento extenso em um ramo específico para criar textos confiáveis e valiosos. Se alguém tem habilidade com palavras e estuda mecatrônica, por exemplo, essa pessoa pode escrever com sucesso artigos especializados sobre o tema da construção de máquinas ou sistemas eletrônicos.

Por outro lado, observamos uma quantidade crescente de informações disponíveis na internet, então podemos desenvolver ótimos artigos fazendo pesquisas temáticas. No entanto, queremos deixar claro que trabalhar com texto não é reservado apenas para graduados em filologia – a redação pode se tornar uma profissão mesmo para uma pessoa que esteja estudando ciências.

Qual curso devo escolher?

Não há uma resposta pronta para quais estudos um redator deve concluir. Escolher o curso depende do tipo de conteúdo que você deseja implementar. O mercado precisa tanto de conteúdo de vendas quanto de artigos especializados profissionais.

Um redator adquire grande parte do conhecimento enquanto pratica sua profissão. Notícias de marketing, demanda por tipos específicos de textos que mudam dinamicamente e atualizações de algoritmos de SEO são questões que não são prontamente implementadas no currículo da universidade. Por esse motivo, não mencionamos intencionalmente os cursos de marketing (devido ao fato de que o conhecimento muitas vezes está desatualizado).

Adquirir as regras que aumentam os efeitos dos textos não requer vários anos de estudo. As competências temáticas e a filologia são indiscutivelmente os estudos de maior valor e tornam o copywriting profissional no mercado aos olhos dos destinatários.

Vale ressaltar mais uma vez que o redator processa constantemente uma grande quantidade de informações, então os textos estão cada vez melhores – um valor mais alto vem com a experiência crescente. A prática leva à perfeição – esse lema se encaixa perfeitamente na profissão de redator.

Resumo

  1. Não é necessário ter diploma ou estudos para fornecer serviços de redação publicitária.
  2. No entanto, a filologia e as direções temáticas são duas soluções que constroem uma base sólida para a profissão de redator.
  3. A experiência e a aquisição contínua de conhecimento (não apenas na universidade) também são igualmente importantes.
  4. O objetivo de todo redator publicitário é criar conteúdo profissional, então, independentemente de você escolher um diploma na universidade, um estágio ou seu próprio negócio – a eficácia dos textos depende do que você tem em mente, e não do diploma.

Quer escrever para nossa agência? Confira: 

Nina Limeira

Redatora e graduada em Letras Português, mestra em Linguística e pós-graduada em Bilinguismo pela UniDomBosco. Atua na área de marketing como copywriter, onde adora combinar seus conhecimentos em linguística com estratégias de copywriting nos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente no blog

04.05.2024 Posicionamento
03.05.2024 Copywriting
02.05.2024 Copywriting
01.05.2024 Copywriting
30.04.2024 E-commerce
29.04.2024 E-commerce
28.04.2024 Marketing de conteúdo
27.04.2024 Social Media
26.04.2024 Copywriting

Textos comerciais profissionais

Torne-se um copywriter