Otimização na página – como seguir as regras de SEO?

Índice

Os artigos de blog têm que ser úteis e claros para cumprir as regras de SEO. É necessário um conteúdo de alta qualidade – uma empresa pode participar de uma luta interminável por posições elevadas nos rankings dos motores de busca. No entanto, você pode apoiar a sua empresa de várias maneiras enquanto luta. Para esse fim, é necessária uma otimização além do conteúdo. No artigo a seguir, discutimos o que devemos fazer para que nosso artigo obtenha um melhor SEO e posições mais altas nos rankings.

Artigos e conteúdo SEO – recursos

Os motores de busca exibem conteúdo abrangente que responde às perguntas dos usuários da maneira mais clara. Para alcançar isso, os algoritmos utilizam palavras-chave, credibilidade do domínio e… milhares de outros fatores!

A criação de conteúdo SEO pode ser resumida em apenas uma frase: os motores de busca valorizam a qualidade, nem truques, nem fraudes. O conteúdo deve ser de alta qualidade, a fim de ser exibido aos usuários, que estão famintos por conhecimento.

Os textos devem ser direcionados para o usuário, não para o mecanismo de busca.

Temos que mencionar que o SEO on-page não faz sentido sempre que o artigo for impreciso. Portanto, o texto deve ser orientado para o usuário, não impulsionado pelos mecanismos de busca. Conteúdo longo e informações abrangentes são necessários para que os textos sejam indexados de forma ideal pelos algoritmos.

Por outro lado, também há outros fatores – a forma interessante também conta. Neste aspecto, o tempo médio que os usuários passam no site é a medida (uma pontuação alta prova a atratividade e clareza do texto apresentado). A otimização de SEO é apenas uma cereja no topo do conteúdo especializado.

SEO na página – em que se baseia?

A otimização de SEO on-page envolve a realização de atividades não relacionadas à escrita que irão melhorar a visibilidade do seu texto na Internet.

Na seguinte visão geral, vamos nos concentrar apenas no posicionamento on-page (dentro do próprio site), que você pode fazer por conta própria usando o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).

Não importa se você administra um blog via WordPress, ou uma loja online no SkyShop ou PrestaShop – você pode otimizar totalmente seus textos para SEO em todos os CMS.

Vamos supor que escrevemos um ótimo artigo – e agora? As alterações que vamos fazer não afetarão apenas os algoritmos do Google, mas também o conforto do usuário. Isso também influencia o posicionamento.

“Leia mais” – tag

Esta é uma atividade chave que traz ordem à página principal do blog.

Sua introdução contém frases-chave principais? Se sim, então é uma ótima maneira de promover a página inicial do seu blog, empilhando conteúdo claro. “Leia mais” é um requisito arbitrário que combina funcionalidade e atraente aparência do website.

Imagem de destaque

É um dos fatores que não é necessário para o SEO, mas pode ser útil.

Adicionar imagens ao artigo aumenta a atratividade do conteúdo, pois ele se torna mais visível e é melhor apresentado. Também melhora o aspecto visual do blog e aumenta a frequência de visitas ao site. A configuração adicional do texto alternativo da imagem possibilitará a visibilidade das imagens nos motores de busca.

Adição de fotos

Seria ótimo se seu conteúdo tivesse pelo menos uma foto (no meio do artigo). Novamente, podemos competir pela visibilidade no Google Imagens formulando um Texto Alternativo para a imagem. Além disso, uma foto temática que se refira ao conteúdo é um enriquecimento visual impressionante que o leitor não vai ignorar.

Meta-descrições

Meta-descrições e meta-títulos aparecem nos resultados de busca. Ambos são elementos bastante importantes, principalmente porque incentivam os destinatários a visitar seu website e tornam o posicionamento mais eficiente. Se não estiverem configurados, o mecanismo de busca preencherá automaticamente os espaços vazios com o conteúdo do artigo.

Portanto, vale a pena aproveitar a possibilidade de editar as meta-descrições e organizá-las, para que incentivem os usuários a visitar seu website – afinal, são eles que competem com sua concorrência para captar a atenção dos destinatários.

Tags

As tags desempenham seu papel no posicionamento do SEO, mas apenas se forem úteis. A colocação apropriada das tags torna a navegação no site mais clara para os usuários – eles encontrarão o conteúdo que lhes interessa com mais facilidade agora.

Por essa razão, vale a pena considerar quais tags são apropriadas. Algumas boas trarão muito mais benefícios do que cem “ideias rápidas”.

Categorias

Assim como no caso das tags, categorias devidamente classificadas facilitam o acesso ao conteúdo que o leitor está procurando. O princípio que diz para abordar o conteúdo estrategicamente, e não ao acaso, é comprovado.

Links

Links relevantes são o próximo elemento que torna a navegação no site mais fácil. A vinculação interna adequadamente realizada é um componente bastante conveniente para o usuário – ela facilita a navegação pelo conteúdo que o leitor está interessado. Esse truque também afeta o posicionamento e aumenta a visibilidade do site.

A Wikipedia é um exemplo de site que tornou muito mais fácil encontrar conteúdos que nos interessam graças à ligação interna.

 

Cabeçalho

É frequentemente negligenciado, no entanto, é um tópico incrivelmente importante. Os cabeçalhos informam os destinatários (e os motores de busca) sobre a hierarquia do conteúdo e sua estrutura.

Podemos escolher cabeçalhos no intervalo de Título 1 – Título 6 (H1-H6). H1 é o título, H2 corresponde aos principais tópicos, H3 às explicações dos tópicos, H4 às suas expansões, etc. Para simplificar, os subcabeçalhos referem-se aos cabeçalhos. Uma hierarquia apropriada de cabeçalhos facilita a legibilidade e indica aos motores de busca quais palavras-chave são mais importantes para nós.

Aplicação de parágrafos

Blocos de textos cansam os leitores. Por isso, você deve evitar parágrafos longos. Separar o conteúdo é uma maneira fácil de aumentar a clareza do seu artigo. Depende do texto, mas é recomendável escrever parágrafos com 2-4 frases. Lembre-se de manter uma continuidade lógica das frases e de manter os diferentes tópicos separados. Com isso, será mais fácil para o usuário ler seu artigo e tornar a estrutura do conteúdo mais atraente.

Texto justificado

Um detalhe que melhora o aspecto visual do artigo, alinhando todas as linhas com o mesmo comprimento. Quando você perceber que seu texto está “borrado” e tem muitos espaços, você já saberá que está afetado pela formatação inválida de parágrafos. Para separar os parágrafos individualmente melhor, clique em Enter (sem a tecla Shift).

Destaque frases importantes que contenham palavras-chave

Textos em negrito indicam aos usuários (e também aos motores de busca) quais palavras são as mais importantes. Esta é uma ótima maneira de promover frases-chave e aumentar a legibilidade do conteúdo, chamando a atenção para partes particularmente importantes do conteúdo.

SEO em página - FAQ

Vale a pena “perder tempo” com SEO On-page?

Absolutamente – leva um pequeno tempo, mas afeta significativamente os resultados obtidos.

Quais são os benefícios?

A otimização realizada de forma adequada aumenta a legibilidade do conteúdo. Ela tem um efeito positivo na recepção do artigo e obtém posições mais altas no ranking dos motores de busca.

Quais ações não devem ser realizadas?

Discutimos práticas úteis e comprovadas em nosso artigo, mas como você provavelmente sabe, também existem práticas ruins. No entanto, seria mais preciso chamá-las de “desatualizadas”. Os exemplos comuns são: destacar apenas as palavras-chave em negrito (o que faz com que o negrito perca sua função distintiva) e justificação de texto (as palavras “explodem” – cria espaços irregulares entre elas sempre que os usuários visualizam seu texto em dispositivos com diferentes resoluções).

Resumo

  1. A otimização on-page pode ser definida como pequenas alterações dentro do texto. Elas afetam o aspecto visual e funcional do conteúdo.
  2. A informação contida no artigo é o fator decisivo, no entanto, realizar otimizações adicionais é sempre aconselhável para melhorar os resultados.
  3. Recomenda-se realizar a otimização diretamente no sistema CMS. Graças a isso, o texto é refinado da melhor maneira possível. Lembre-se de que nem todas as ações podem ser realizadas no arquivo de texto.

Nina Limeira

Redatora e graduada em Letras Português, mestra em Linguística e pós-graduada em Bilinguismo pela UniDomBosco. Atua na área de marketing como copywriter, onde adora combinar seus conhecimentos em linguística com estratégias de copywriting nos projetos.

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