Redação para mídias sociais – crie textos de vendas para sua fanpage

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Hoje em dia, quase todas as empresas têm seu website no Facebook. Todas elas têm um objetivo em comum – aumentar os lucros. A redação publicitária acaba sendo uma ferramenta extremamente eficaz, pois pode realmente aumentar as vendas por meio do conteúdo de marketing. No seguinte artigo, discutiremos como criar textos de venda em uma página de fãs. Podemos provar que a redação publicitária nas redes sociais também é bastante importante. Sinta-se à vontade para ler!

Criação de conteúdo de marketing no Facebook – por onde começar?

Quando se trata de redes sociais, é um lugar onde toda empresa pode ser encontrada. Este fato reflete o maior potencial de vendas. No entanto, cada um de nós observa uma grande dicotomia na administração de uma página de fãs. Algumas empresas publicam postagens profissionais que são bastante ativas, enquanto outras não conseguem ir além e recebem apenas “curtidas de familiares”. A má implementação não é a única razão – a falta de planejamento e acompanhamento dos efeitos é outra.

Normalmente consiste em conteúdo e fotos, embora o Facebook dê aos seus usuários autonomia, permitindo-nos adicionar vídeos, pesquisas e anunciar eventos. Vamos discutir a forma mais comum – uma única foto e o texto.

Não existe uma receita para conteúdo de vendas eficaz nas redes sociais. Ele é influenciado por muitos fatores, como a estratégia e ações da concorrência, o grupo-alvo e o objetivo de marketing.

Definir atividades de vendas específicas é o elemento predominante e o ponto de partida a partir do qual lutamos pela atenção do cliente.

Estabelecer uma estratégia

A preparação de conteúdo deve ser precedida pela especificação de objetivos de marketing. Em cada estágio da estratégia de marketing de conteúdo, os textos têm características diferentes.

Planejar a promoção da empresa

Não crie postagens “para si mesmo”. Todo conteúdo de vendas tem uma missão importante na aquisição de um cliente, então deve ser exibido para o maior número possível de pessoas interessadas.

Embora os comentários acima possam parecer triviais, muitas empresas publicam suas mensagens às cegas. Somente se planejarmos um objetivo preciso e definirmos o caminho pelo qual os textos de marketing alcançarão os destinatários, podemos iniciar a implementação.

Como criar textos de vendas no Facebook?

O conteúdo eficaz depende principalmente da maneira como adaptamos a forma ao objetivo de marketing.

Embora o determinante final da eficácia dos textos de marketing seja o lucro, cada estágio do funil de vendas nos incentiva a empreender uma conversão específica. Portanto, vamos discutir as características distintivas desse conteúdo, dependendo de seu propósito.

Construir o reconhecimento da marca

Mostre-se. Nesta fase, slogans cativantes e fotos funcionam melhor. Mantenha seus textos curtos e atrativos – seu único propósito é chamar a atenção. É por isso que não nos concentramos na apresentação direta da oferta, mas apenas nos referimos aos serviços ou produtos oferecidos.

Queremos alcançar o maior número possível de pessoas, então qualquer tentativa de incentivar conversões resultará em menos interesse e alcance menor. Na próxima etapa de publicidade, seu público já deve estar ciente do que a empresa X oferece.

Construir o comprometimento

Atualmente, as postagens são focadas na atividade. Elas podem incluir uma oferta, no entanto, as entradas profissionais e os artigos que incentivam a discussão são priorizados.

Se uma postagem é anunciada entre um grande público, focamos na clareza e atratividade. Mensagens simples que “entretenham e / ou ensinem” coloquialmente funcionam melhor. Se o alvo é estrito e suas atividades são direcionadas aos usuários que foram selecionados durante a fase de reconhecimento, o conteúdo de vendas pode ser mais específico e exigente. Os destinatários já conhecem a marca, então você pode apostar em conteúdo da indústria.

Finalizar a transação e começar a vender

Após selecionar os usuários “ativos”, inicie a campanha de vendas. A receita é simples (apenas na teoria): apresentação persuasiva da oferta. Precisamos escrever o conteúdo usando a linguagem dos benefícios. Você não deve escrever sobre as consequências da ausência de uma compra – os clientes devem associar a empresa apenas a algo positivo.

Tenha cuidado com mensagens diretas. Claro, o Facebook fecha os olhos para o uso do pronome “você”, mas não aprova apontar algo aos usuários de maneira excessiva. Informe sobre a oferta e os benefícios. Conteúdo amador como “Você está gordo e quer perder peso? Experimente X” não atende mais às diretrizes do Facebook. E isso é ótimo.

Além disso, os regulamentos proíbem prometer ovos de ouro. O conteúdo deve ser confiável, então não devemos exagerar nos benefícios de forma irrealista. Tudo o que você precisa é de um pouco de esforço para escrever um texto de vendas atrativo que não ataque ou prometa, mas funcione.

Embora o determinante final da eficácia dos textos de marketing seja o lucro, cada etapa do funil de vendas nos leva a realizar uma conversão específica.

Copywriting nas redes sociais – regras básicas

Acabamos de descrever como formular conteúdo de marketing. No entanto, isso não é apenas um conselho geral que funciona bastante. Portanto, para que o conteúdo seja sempre eficaz, siga os princípios básicos de copywriting em mídias sociais.

Analise a eficácia dos seus textos de vendas

A vantagem da publicidade no Facebook é a grande autonomia no campo de testar criações publicitárias. Além disso, podemos monitorar uma série de indicadores que comprovam a eficácia dos elementos individuais da campanha.

Certifique-se de criar alguns textos publicitários e analisar os resultados. Após selecionar o anúncio mais eficaz, gaste todo o seu orçamento nele para obter os resultados mais satisfatórios. Se tivermos essa oportunidade, por que não usá-la?

Estamos lidando aqui com um certo fenômeno que frequentemente ocorre na cabeça de um redator publicitário. Gostamos do conteúdo que criamos e assumimos que ele obterá os melhores resultados. Isso é um viés cognitivo, porque precisamos analisar estatísticas e reações dos destinatários – não promova conteúdo apenas porque você gosta dele.

Claro, publicidade mais barata nem sempre significa melhor. Certos tipos de conteúdo exigem custo mais alto, mas resultam em conversões mais lucrativas. No entanto, o comportamento do usuário em relação à publicidade é um indicador-chave que determina a eficácia e o custo da campanha – precisamos ser muito vigilantes a esse respeito.

Não siga receitas prontas para o sucesso

O fato de que quase todo copywriter pode criar slogans publicitários prova que não existem regras específicas para conteúdo de vendas eficaz. Todos nós sabemos que o mercado é uma entidade extremamente dinâmica. Portanto, tentativa e erro, acompanhamento de resultados e implementação de novas ideias são as únicas soluções para desenvolver conteúdo de marketing lucrativo.

Na primeira parte do nosso artigo, delineamos as características básicas do copywriting em mídias sociais (dependendo da etapa). No entanto, deve-se observar que esse funil de vendas em três estágios é usado especialmente em indústrias B2B, onde os destinatários passam por um “filtro denso” de anúncios. Eles gradualmente constroem sua confiança e necessidade de transações. Em tais condições, é difícil atrair o cliente, mas uma margem bastante alta por capita é a recompensa.

A situação é diferente no mercado B2C, onde os produtos ou serviços são mais baratos e envolvem um grupo-alvo maior. Se quisermos vender algo de maneira original (como canetas inventivas por R$ 10), não precisamos exibir anúncios estritos adaptados aos usuários envolvidos. No caso da oferta que incentiva a compra e notas de compras impulsivas, resultantes de preço baixo ou alta demanda, podemos direcionar a publicidade de vendas diretas para um grupo maior de destinatários.

O idealista alemão Wilhelm Hegel afirmou que o progresso da ideologia é condicionado pela tese, antítese e síntese. Esta é uma analogia precisa para o copywriting em mídias sociais, pois reflete a ideia de aprender com erros, contrastar ideias e tirar conclusões. Afinal, é uma receita para o desenvolvimento e melhores efeitos.

Portanto, não recomendamos que você siga conselhos rígidos. Em vez disso, recomendamos analisar os resultados e buscar soluções adaptadas ao mercado consumidor em constante mudança. Somente tal conduta permitirá a criação de conteúdo de marketing eficaz, confirmado por resultados financeiros.

Resumo

  1. Copywriting nas redes sociais é a força motriz por trás das atividades de marketing. Textos excessivos em fotos promocionais reduzem os resultados das criações publicitárias, mas descrições atraentes adaptadas ao cliente podem ter o efeito oposto!
  2. A criação de textos de marketing deve ser estritamente adaptada à natureza da empresa, ao público-alvo e à situação atual do mercado.
  3. Você também deve observar os resultados para alocar seu orçamento para os anúncios mais eficazes.

Nina Limeira

Redatora e graduada em Letras Português, mestra em Linguística e pós-graduada em Bilinguismo pela UniDomBosco. Atua na área de marketing como copywriter, onde adora combinar seus conhecimentos em linguística com estratégias de copywriting nos projetos.

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