Correção de texto – em que devo prestar atenção?

Índice

A correção de descrição, ou também chamada de revisão, é uma atividade extremamente útil no caso de alguns sites e lojas online. Às vezes, uma pequena modificação é suficiente para que o texto traga benefícios dobrados. É por isso que vamos tentar responder à pergunta de como implementar a correção dos textos.

Qual é a correção dos textos?

A correção das descrições é o conteúdo de “modernização”, que consiste em adaptar o texto ao SEO e eliminar erros de linguagem. A consequência disso é um aumento na atratividade das descrições, um aumento no tráfego orgânico no website e a melhoria na frequência de conversões desejadas.

Portanto, a correção apropriada das descrições traz muitos benefícios, sendo o mais importante deles o lucro. Atualizar o texto torna-o mais eficaz e permite que ele cumpra suas tarefas melhor. Para simplificar ainda mais, vamos examinar todos os benefícios dos ajustes descritivos.

Correção de textos – benefícios

O conteúdo descritivo tem dois objetivos principais: convencer a converter e aumentar a visibilidade nos mecanismos de busca. Independentemente de qual seja mais importante para nós, eles sempre existem juntos. No entanto, os resultados mensuráveis não são tudo, pois os ajustes nos permitem obter benefícios em outras áreas também. Vamos descobrir por que os ajustes descritivos são feitos.

Melhore seus resultados de SEO

Para que seu conteúdo seja visível, ele deve ter um volume suficiente. Há uma razão pela qual um elemento de marketing importante entre as lojas online são as descrição de produtos e descrição de categoria.

Podemos discutir muitas questões quando se trata de redação publicitária, no entanto, há um fato que deve ser levado em consideração: quanto mais informações valiosas, melhor.

A correção dos textos contribui para um melhor posicionamento ao adicionar frases-chave, criar uma estrutura SEO clara e aumentar o volume do texto.

É claro que a quantidade de modificação depende do elemento ausente, mas apenas a combinação desses fatores traz os resultados ótimos.

Além disso, o Google vê com bons olhos qualquer alteração dentro do site. Por isso, ajustes e correções regulares podem ser um bom complemento para sua Estratégia de Marketing de Conteúdo.

Aumento das vendas

Um posicionamento mais eficiente aumenta o grupo de potenciais clientes, mas isso não é tudo. A correção dos textos lhes confere um caráter persuasivo que incentiva os usuários e destinatários a comprar ou converter. Como resultado, a eficácia direta do conteúdo aumenta da mesma forma que as vendas desejadas. Há algo mais importante para a descrição do que seu funcionamento adequado. Este é o objetivo e missão básicos da revisão de textos!

Seja profissional e ganhe confiança aos olhos dos destinatários

A modernização do texto inclui a eliminação de erros linguísticos, o que torna o conteúdo totalmente correto. Embora textos de alta qualidade sejam cada vez mais valorizados por mecanismos de busca e pessoas educadas, os erros permanecem visíveis para todos.

Portanto, vale mencionar que a correção implica a plena correção linguística do texto, o que demonstra o profissionalismo da empresa que ele representa. O fato de os clientes estarem ansiosos para escolher uma marca que causa uma boa impressão pode parecer trivial. No entanto, é por isso que o posicionamento, a eficiência de conversão, mas também a “forma bonita” do texto influenciam os lucros finais.

Correção dos textos – para quem?

Em termos gerais, apenas empresas que conduzem atividades de marketing na Internet se beneficiarão da correção de descrições. No entanto, a extensão da modificação depende da qualidade dos textos originais.

É um fato que a revisão é recomendada para sites e lojas online onde as descrições (de serviços ou produtos) foram feitas de forma descuidada ou não atenderam aos princípios da redação para SEO.

A modernização também é recomendada para sites que postaram conteúdo “posicionado” antes de 2011. Por quê? Isso está relacionado ao algoritmo de busca Panda, que elimina todos os textos de baixa qualidade. Descrições úteis e “naturais” estão seguras, é claro, mas o excesso de frases-chave, que era uma prática comum na época, deve ser removido. Obviamente, este é um comentário superficial, já que quase todos os empreendedores aprenderam isso nos últimos 8 anos, e o excesso de palavras-chave se refere a sites locais daquela época que desapareceram.

Os clientes estão ansiosos para escolher uma marca que cause uma boa impressão neles.

Como implementar a correção dos textos?

A correção dos textos bem realizada melhora significativamente a funcionalidade do conteúdo. Portanto, apresentaremos como fazer uma correção em alguns passos simples.

Acesse o CMS

Se você é um redator, primeiro deve solicitar acesso a um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) para otimizar o conteúdo da melhor forma possível.

Faça as mudanças necessárias no conteúdo

A tarefa principal da descrição é trazer um valor substantivo. Se o conteúdo for fraco ou o conhecimento do ramo específico da indústria foi “atualizado” nos últimos anos, não hesite em atualizar o texto – isso trará benefícios em termos de SEO.

Frases em negrito que contenham palavras-chave

A parte em negrito do texto é um sinal óbvio para o mecanismo de busca de que a informação contida nela é mais importante. Tente incluir as palavras-chave nas quais você baseia o posicionamento de sua descrição nesses fragmentos. Se o texto for curto, negrite apenas as frases mais importantes.

Use títulos sempre que possível

Sempre que lidar com descrições mais longas, considere adicionar títulos para tornar o texto claro e extrair palavras-chave.

A revisão das descrições é um desafio demorado, mas simples. A otimização de SEO é uma tarefa bastante fácil, mas as maiores dificuldades podem ser causadas por uma mudança qualitativa nos textos. Ampliar as informações contidas nele é a tarefa em que você deve colocar um esforço extra.

Correção dos textos - FAQ

Abaixo, apresentamos respostas para as perguntas frequentemente feitas.

Devo justificar o texto que corrijo e reviso?

Justificar o conteúdo aumenta a legibilidade, mas infelizmente apenas no papel. Os destinatários utilizam diferentes dispositivos para navegar na internet, portanto, a exibição do texto também será diferente. Você pode ter visto linhas se esticando para palavras mais longas, mas isso não é desejável. Em nossa opinião, a correção não deve justificar o texto. Além disso, tal procedimento não afeta o SEO de forma alguma.

A correção das descrições é obrigatória?

Embora a revisão possa trazer muitos benefícios em termos de marketing, trata-se apenas de uma modernização do site. Portanto, não é necessário, mas útil para fins comerciais.

Na prática, no entanto, a maioria das pessoas não modifica regularmente os textos, principalmente porque é um investimento adicional, e perceber quais são os benefícios requer conhecimento de comércio eletrônico. Além disso, a abordagem de criar novo conteúdo em vez de modificar o antigo é muito mais popular.

Tais estratégias parecem ser corretas em sua maioria. A intervenção em correções descritivas requer uma abordagem individual e, frequentemente, se o conteúdo antigo não afeta negativamente o SEO ou a opinião do usuário, os investimentos em novo conteúdo e expansão do site são mais lucrativos. Como no caso de outras áreas de redação, a decisão deve ser precedida por uma análise financeira detalhada.

Quais são os benefícios da revisão?

Estes são, entre outros, refrescantes e melhorando o conteúdo do site – isso tem um impacto relacionado a imagens e melhora o SEO. Consequentemente, gera mais tráfego dos motores de busca e aumenta o potencial de negócios do site.

Resumo

  1. Tradução de um parágrafo para o português: A correção do texto e a revisão baseiam-se na modificação do conteúdo para aumentar sua clareza, taxa de conversão e melhorar os resultados de SEO.
  2. É recomendado para lojas online onde os produtos possam ter sido descritos incorretamente. Também vale a pena focar nisso se você deseja aumentar a atratividade da oferta do site da empresa ou eliminar erros linguísticos desnecessários.
  3. A aplicação da correção, assim como os benefícios, podem ser descritos como “flexíveis”. Portanto, a ordem deve resultar de decisões individuais de marketing. Os websites nos quais textos de baixa qualidade foram publicados obterão os maiores benefícios com a correção dos textos.

Nina Limeira

Redatora e graduada em Letras Português, mestra em Linguística e pós-graduada em Bilinguismo pela UniDomBosco. Atua na área de marketing como copywriter, onde adora combinar seus conhecimentos em linguística com estratégias de copywriting nos projetos.

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