Conteúdo para a loja online. Leia antes de encomendar textos!

Índice

Conteúdo eficaz para uma loja online é um investimento sério para qualquer empreendedor. Ele deve conter muitos caracteres, no entanto, não há garantia dos efeitos. Neste artigo, irei analisar minuciosamente no que você deve prestar atenção ao encomendar conteúdo para uma loja online, a fim de aumentar realisticamente o posicionamento e as vendas.

Conteúdo da loja online – em que devo prestar atenção?

Existem três tipos de textos de comércio eletrônico. Cada um deles possui um caráter de vendas diferente. Estes são

Eles constituem quase todo o conteúdo da loja online. Todos eles são responsáveis pela visibilidade da loja nos motores de busca e persuadem os destinatários a comprar seu produto ou serviço também. No entanto, cada tipo de conteúdo possui prioridades diferentes, mas todos podem aumentar o SEO ou conversão.

Encomendar conteúdo para uma loja online é uma questão individual. Esse assunto é influenciado pelo nível de desenvolvimento e investimento realizado.

Vamos discutir brevemente quais textos devem ser escolhidos, dependendo da situação.

Descrição de produtos

Descrições de produtos formuladas corretamente são a força motriz por trás do marketing. Embora desempenhem um papel importante no posicionamento, sua principal função é direcionar o processo de venda.

As descrições de produtos são uma prioridade tanto para pequenas quanto para grandes empresas. Independentemente de onde adquirimos os clientes, a apresentação de nossa oferta afeta a finalização da transação.

Para garantir uma eficiência de conversão ótima, as descrições de produtos não devem ser muito longas, para não entediar o leitor. No entanto, sua natureza persuasiva as torna ideais para persuadir os usuários a comprar seus produtos ou serviços.

A apresentação da oferta é a base, então as descrições de vendas de produtos são uma boa solução para toda loja online. Sua função é especialmente lucrativa para pequenas empresas que estão conquistando clientes com Google Ads. Para não esperar meses pelo tráfego orgânico, muitas lojas investem em visitas pagas ao site. Para os “clientes de anúncios”, as descrições de categorias e artigos de blog desempenham um papel secundário, já que o conteúdo se concentra diretamente nos produtos oferecidos pela sua empresa.

No caso de grandes plataformas de comércio eletrônico, a questão é óbvia. Enquanto as descrições de produtos não representam um investimento particularmente grande, elas são em grande parte responsáveis pela conversão e pelas vendas. Isso as torna a base das grandes lojas online.

Descrição de categoria

Já discutimos brevemente e já lhe falamos quem é o “rei das vendas”. É hora de avançarmos rapidamente para a “rainha do posicionamento”.

As descrições de categorias são uma arma poderosa na batalha pela visibilidade da empresa. Esse tipo de conteúdo é um ótimo lugar para um grande número de caracteres, enquanto frases-chave correspondem com precisão à oferta, assim o tráfego orgânico traz clientes que desejam tudo da mais alta qualidade.

No entanto, os altos requisitos de volume de texto tornam-no um investimento não adequado para todos os orçamentos. Em suma, as empresas maiores irão principalmente obter benefícios. A multiplicidade de categorias apoiadas por numeroso conteúdo torna-o um pedido muito caro devido à grande quantidade de trabalho. No entanto, o retorno sobre o investimento vale o dinheiro investido, garantindo um fluxo constante de clientes valiosos.

No entanto, tais ações não são binárias. A otimização para mecanismos de busca e posicionamento é um trabalho demorado, e a magnitude dos efeitos potenciais não pode ser prevista, mesmo se usarmos cartões mágicos. As lojas menores também podem competir usando descrições de categorias – afinal, esta é uma atividade para o desenvolvimento de cada empresa.

Por outro lado, acreditamos que frases-chave curtas (que geralmente estão incluídas em categorias) são o domínio dos gigantes, então é melhor seguir a máxima “investir, mas somente se você puder superar a concorrência” quando se trata de atividades que afetam o SEO. Um grande número de clientes e baixos custos de publicidade são fatores que tornam esta visão atraente. Descrições de categorias podem lidar com isso, mas apenas quando a loja online é grande o suficiente.

Artigos de blog

A maioria das lojas online possui seu próprio blog, mas a alta qualidade e eficiência não são algo que a maioria delas apresenta no site.

Artigos de blog são ótimos para aumentar a visibilidade da loja online (de forma barata) usando frases-chave de cauda longa. Frases-chave de nicho rompem as “amarras” da concorrência e até alcançam o topo a baixo custo. No entanto, essas posições raramente são visitadas.

Infelizmente, palavras-chave longas não são eficazes quando se trata de melhorar as vendas. Além disso, o efeito se acumula apenas com outros artigos. É por isso que os resultados são visíveis após a criação de inúmeros conteúdos. Um blog extenso ainda é uma boa oportunidade para trazer tráfego orgânico a baixo custo. Em conjunto com as descrições de produtos, os artigos do blog podem ser uma fonte de vendas estáveis de fontes orgânicas.

No entanto, devemos salientar que o princípio é o mesmo que para as descrições das categorias. Para ver os efeitos, os artigos devem ser substanciais, interessantes e bem elaborados. Infelizmente, muitas lojas online publicam apenas cinco entradas e é aí que o blog encontra seu fim. Eles esperam multidões de clientes, porque na teoria tudo foi feito – o blog existe, os artigos também, então o marketing de conteúdo deveria funcionar.

Infelizmente, ainda é preciso contar com a concorrência. Ao contrário das descrições de categorias, os artigos do blog podem ganhar visibilidade mais facilmente devido a palavras-chave curtas, mas devem ser apoiados pela otimização do site, descrições de produtos e outros artigos (que permitem fazer a ligação interna).

Portanto, é necessário garantir que o conteúdo para sua loja online seja de alta qualidade. Claro, isso requer muito tempo e trabalho, mas é uma característica inerente à redação publicitária eficaz.

Conteúdo para loja online – em que investir?

Devido à especificidade diferente dos textos de comércio eletrônico, não há um plano pronto para o sucesso. Além disso, o efeito pode ser influenciado por fatores como a construção e otimização do site, bem como outras atividades de marketing. O investimento no conteúdo para sua loja online também depende das características, missão e visão da sua empresa.

Textos para uma loja online

No caso de comércio, onde produtos completamente novos são oferecidos no mercado, as descrições de categorias permitirão que pequenas empresas se destaquem. Artigos de blog também são cruciais em tal situação, pois contêm frases-chave curtas que “correspondem” à oferta apresentada.

Conteúdo para uma loja online “tradicional”

Se estamos falando sobre dropshipping, que é bastante popular hoje em dia, ou sobre lojas convencionais com produtos comumente usados, então descrições de produtos atrativas, apoiadas por publicidade paga no Google, podem trazer resultados maiores. Portanto, a prioridade de investimento depende do orçamento, ramo da indústria, concorrência, situação de mercado atual e política de negócios.

Pessoalmente, acreditamos que você não precisa tomar decisões às cegas – é claro, há um elemento de risco, mas um investimento em conteúdo profissional deve ser precedido por uma análise individual da situação de mercado. Vale a pena examinar a concorrência em canais específicos que permitem que os empreendedores alcancem os clientes. Tente encontrar brechas no mercado onde você possa se destacar com seus textos e menos trabalho (e consequentemente com custos mais baixos também).

Acima de tudo, seja realista. O mercado de comércio eletrônico é muito dinâmico e difícil de entender hoje em dia, e ainda está passando por uma oligopolização, então você deve ajustar suas expectativas às suas habilidades. Artigos descuidados e descrições intrusivas são simplesmente um desperdício de tempo, pois não têm chance de alcançar um público maior.

Resumo

  1. Existem três tipos de conteúdo para lojas online: descrições de produtos, descrições de categorias e artigos de blog. O primeiro foca na conversão, enquanto os demais são baseados no posicionamento.
  2. Encomendar conteúdo para uma loja online deve ser precedido pela análise da concorrência e pela definição dos gastos para que o investimento seja o mais eficaz possível.
  3. Descrições de produtos atraentes são a base de qualquer site de comércio eletrônico para persuadir os usuários a comprar. No entanto, elas não são tudo e não podem garantir o funcionamento suave da sua loja sozinhas. Por outro lado, descrições de categorias e artigos de blog requerem uma grande quantidade de conteúdo para garantir tráfego orgânico em sua loja online. Se começarem a trazer resultados, se tornarão a base para vendas sem incorrer em custos com publicidade.

Nina Limeira

Redatora e graduada em Letras Português, mestra em Linguística e pós-graduada em Bilinguismo pela UniDomBosco. Atua na área de marketing como copywriter, onde adora combinar seus conhecimentos em linguística com estratégias de copywriting nos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente no blog

04.05.2024 Posicionamento
03.05.2024 Copywriting
02.05.2024 Copywriting
01.05.2024 Copywriting
30.04.2024 E-commerce
29.04.2024 E-commerce
28.04.2024 Marketing de conteúdo
27.04.2024 Social Media
26.04.2024 Copywriting

Textos comerciais profissionais

Torne-se um copywriter