O que o redator de conteúdo faz?

Índice

O redator de conteúdo é uma profissão relativamente nova no mercado de trabalho. Por essa razão, vale a pena descobrir quais são as competências do redator de conteúdo, para quem é a escolha certa e como ela difere de outras profissões relacionadas à escrita.

Quem é o redator de conteúdo?

Como o nome sugere:

Um redator de conteúdo é uma pessoa que cria conteúdo temático para aumentar o valor substancial da empresa, o que resulta em melhores resultados de SEO e maior confiança aos olhos dos destinatários.

Esta profissão é o equivalente exato de um redator que escreve de forma direta e concisa.

Os textos criados pelo redator de conteúdo são repletos de informações especializadas. Frequentemente são respaldados por estudos científicos. O conteúdo do redator de conteúdo é confiável, valioso e totalmente correto em termos de linguagem. Em resumo – não há melhor candidato para criar conteúdo de alta qualidade.

Como se tornar um redator de conteúdo?

Não existem requisitos regulatórios rigorosos em relação à profissão de redator de conteúdo. Também é em vão procurar cursos de graduação que ofereçam educação nesse campo. No entanto, existem dois requisitos fundamentais que precisam ser atendidos:

  • Obter conhecimento especializado nessa área da indústria e
  • Habilidade de escrita e ser bom com palavras

Apenas uma combinação sinérgica das características mencionadas acima permitirá que você crie artigos especializados que sejam compreensíveis e transparentes para o leitor.

Não há um “título” de redator de conteúdo e provavelmente nunca haverá – principalmente porque essa profissão requer uma eficiente recuperação de informações. O dever do redator de conteúdo é transformar o conhecimento especializado em conteúdo que seja transparente para o usuário. É impossível adquirir essas habilidades na escola, na universidade, mesmo que as demandas do mercado criem novas necessidades nesse campo.

Os textos criados pelo redator de conteúdo estão repletos de informações especializadas. Muitas vezes, essas informações são sustentadas por estudos científicos.

Redator de conteúdo – benefícios

Para entender quais são os benefícios do conteúdo de alta qualidade, precisamos contar um pouco sobre a história da demanda por redatores de conteúdo.

Os primeiros sinais de escrita surgiram por volta de 3500 a.C. na sociedade dos sumérios (os sumérios eram um povo antigo do sul da Mesopotâmia). Seus textos não eram belas peças de poesia nem astutas aforismos – eram direitos de propriedade e operações contábeis simples. A escrita foi escassa por um longo período até os primeiros incunábulos e a disseminação da impressão. Esse período começou há 500 anos – a revolução científica foi o marco. Desde então, a quantidade de informações com as quais estamos atualmente sobrecarregados cresceu exponencialmente.

O mundo mudou – pela primeira vez na história, não sofremos com um déficit, mas com um excesso de informações. Por várias décadas, tivemos que distinguir informações úteis e separar o “joio do trigo”. Isso está relacionado ao fato de que escrever textos extensos já não é mais uma medida de sucesso hoje em dia se não for da mais alta qualidade. O conteúdo médio é ignorado pelos mecanismos de busca, pois não alcança um público mais amplo. Por outro lado, textos únicos que são transparentes e úteis para os leitores recebem aprovação. Os tópicos discutidos são mais específicos e especializados, de modo a obter tráfego valioso para o site graças às frases-chave de cauda longa.

Aqui, inevitavelmente, o redator de conteúdo tem trabalho a fazer – o dever mais famoso é “enquadrar” informações temáticas de forma inteligível que traga benefícios em muitas áreas.

Aumente os resultados de SEO

Os algoritmos atuais do Google podem ser resumidos em uma frase: conteúdo útil significa conteúdo valioso. Os tempos do uso inteligente de palavras-chave já passaram há alguns anos. Hoje em dia, o conteúdo não pode enganar os motores de busca – só tem que ser bom.

Citação

Para ilustrar essa questão de forma prática, responda a uma pergunta simples: Quais 10 artigos eu li recentemente? Quais sites eu visitei até agora?

Esses provavelmente são os de maior qualidade, já que os textos publicados discutem o problema dado de forma exaustiva.

Os sites vinculados apenas a slogans publicitários intrusivos, apesar das numerosas frases-chave, não são visitados, pois não têm nenhum valor informativo. Portanto, um único artigo de alta qualidade desempenha um papel maior do que 10 textos sem graça. Tão simples e incompreensível.

Construir confiança entre os usuários

Uma empresa que compartilha informações temáticas com os usuários é definitivamente mais credível do que os concorrentes. O conteúdo valioso é uma vitrine que prova que a qualidade do produto ou serviço oferecido é realmente alta.

Isso é particularmente importante hoje em dia, quando os clientes prestam atenção a uma abordagem confiável, enquanto o setor de serviços em desenvolvimento dinâmico fortalece essa tendência. O redator de conteúdo traz grandes benefícios nessa questão, especialmente para indústrias “intelectuais”, como parte da ghostwriting. Deixe-nos contar sobre o que se trata.

As indústrias “intelectuais” são profissões em que apenas o esforço mental é usado. Um advogado, nutricionista, designer de web ou redator são profissões em que pedaços de conhecimento são um anúncio “natural”. O redator de conteúdo constrói uma imagem de empresa extremamente forte aos olhos dos destinatários, criando conteúdo especializado em nome do cliente.

Não todos sabem como transferir seu conhecimento em palavras de forma clara – é aí que a profissão discutida é crucial. O redator de conteúdo estuda os materiais minuciosamente para criar artigos de alta qualidade (é claro, de forma anônima). A atratividade, a compreensibilidade e a estrutura de SEO são três razões pelas quais vale a pena confiar essa tarefa a um redator de conteúdo profissional.

Uma empresa que compartilha informações temáticas com os usuários é definitivamente mais credível do que os concorrentes.

Aumento das vendas

Vamos simplificar – dedicamos nossos recursos a um redator de conteúdo para fazê-lo vender. Isso é um exemplo e uma forma de investimento em resultados futuros, como qualquer outro, mas se distingue pela notável estabilidade e perspectiva de longo prazo.

De acordo com o princípio “a qualidade se defende”, o redator de conteúdo abre as portas para posições mais altas nos rankings do Google e para o tráfego orgânico. O efeito é ainda mais reforçado pelo valor dirigido aos potenciais clientes, o que fortalece a posição da empresa e a distingue da concorrência. O aumento das vendas é o resultado final das atividades árduas realizadas pelo redator de conteúdo, que consistem em informações especializadas apresentadas de forma atrativa.

Redator de conteúdo – para quem?

O redator de conteúdo é um suporte especial para empresas relacionadas ao valor intelectual e à segurança. No entanto, os benefícios serão trazidos para todas as áreas da indústria que se apresentam ao cliente de forma informativa.

O mercado é extremamente dinâmico, portanto, não deve ser especificado para quem a redação de conteúdo será uma solução boa e útil. Embora saibamos que é improvável trazer benefícios para supermercados ou funerárias, para muitas empresas o conteúdo substantivo é uma solução universal que atende às necessidades do cliente e constrói uma imagem positiva da empresa.

Todo empreendedor deve abordar a empresa individualmente e realizar um balanço interno de lucros e perdas. Sem dúvida, vale a pena levar em conta as estratégias dos concorrentes, o desenvolvimento atual do marketing de conteúdo e outras atividades de marketing.

Redator de conteúdo ou redator? Qual escolher?

Embora não possamos confiar em definições rígidas, o mercado define cada vez mais diferenças entre redator de conteúdo e redator.

O redator de conteúdo implementa um conteúdo substancial, enquanto o redator publicitário cria slogans, artigos simples de blog e textos de vendas.

Não há uma resposta simples quando se trata de atividades de marketing, mas podemos esperar que o redator publicitário traga resultados em um período mais curto de tempo – graças a campanhas publicitárias mais baratas e entradas de vendas cativantes. Por outro lado, as atividades do redator de conteúdo são baseadas em efeitos de longo prazo na forma de SEO White Hat e construção de imagem.

Gostaríamos de salientar novamente que, devido à falta de requisitos legais, é impossível atribuir claramente um distintivo específico a uma pessoa que realiza profissionalmente conteúdo como parte da redação de conteúdo. Não importa como o consideramos, as definições são apenas um modelo pronto, uma criação da nossa imaginação. Na verdade, só encontramos indivíduos com experiências e competências específicas. Nem mesmo dois redatores de conteúdo são iguais.

O que devo prestar atenção ao escolher um redator de conteúdo?

Um bom redator de conteúdo é caracterizado por uma abordagem objetiva ao tópico desenvolvido e pela capacidade de buscar informações confiáveis de forma eficiente. Conhecimentos de SEO e correção linguística são necessários e recomendados. Ao avaliar o portfólio de um potencial redator de conteúdo, você deve prestar atenção se:

  • os artigos têm alto valor substantivo (ou se é apenas fumaça e espelhos);
  • o conteúdo é claro e atrativo para o leitor e usuário (ou se é apenas reescrito da Wikipedia);
  • existem erros linguísticos (se houver “babols” no portfólio, esses serão incluídos nos textos encomendados também);
  • foram utilizadas fontes confiáveis (ou se o texto é uma coleção das visões do autor).

É claro que, do ponto de vista pragmático, o tempo de execução deve ser levado em consideração (não pode ser muito longo, mas muito curto também não é desejável, pois levanta suspeitas de plágio ou fraude) e a possibilidade de emitir uma fatura.

Se considerarmos os preços de mercado para 1000 caracteres com espaços, então é preciso estar preparado para que um trabalho sólido exija um pagamento justo – e artigos especializados estão entre o conteúdo mais caro devido à pesquisa demorada e à mais alta qualidade. A taxa comum varia de 60$ a até 100$ líquidos por 1000 caracteres com espaços. No entanto, como já mencionamos – um texto sólido pode trazer mais benefícios do que um blog cheio de artigos menos reveladores.

Redator de conteúdo - FAQ

Abaixo apresentamos as respostas às perguntas frequentemente feitas sobre redação de conteúdo.

Quem é o redator de conteúdo?

É um escritor que cria conteúdo especializado de alta qualidade em ramos específicos da indústria.

Qual é o efeito de contratar um redator de conteúdo?

Conteúdo especializado melhora os resultados de SEO e constrói sua imagem. Por sua vez, o aumento do tráfego no site combinado com o branding é uma receita para vendas.

Posso me tornar o redator de conteúdo?

Sim. Para se tornar um redator de conteúdo, não é necessário ter um diploma. As únicas exigências são habilidades de escrita e pesquisa.

Quanto deve ser pago ao redator de conteúdo?

O preço depende da experiência e competência do escritor, mas geralmente oscila entre 200-400 reais líquidos para 1000 caracteres com espaços.

Vale a pena usar esses serviços?

A decisão de investimento depende da situação individual da empresa. Conteúdo profissional gera muitos benefícios no marketing na internet, mas traz consigo despesas específicas.

Resumo

  1. O redator de conteúdo é um desdobramento necessário do gerenciamento de conteúdo na internet. O redator de conteúdo cria textos profissionais e substanciais que aumentam as vendas graças à construção de imagem e SEO.
  2. Embora geralmente leve tempo para ver os primeiros resultados, deve-se ter em mente que a tendência geral de marketing é promover a política comercial com base na oferta de informações úteis aos clientes em potencial.
  3. Por esse motivo, incorporar um redator de conteúdo em suas fileiras pode trazer muitos benefícios duradouros para o negócio – desejamos isso para você!

Nina Limeira

Redatora e graduada em Letras Português, mestra em Linguística e pós-graduada em Bilinguismo pela UniDomBosco. Atua na área de marketing como copywriter, onde adora combinar seus conhecimentos em linguística com estratégias de copywriting nos projetos.

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