Descrições de produtos ou descrições de categorias? O que escolher primeiro?

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Os proprietários de novas lojas online frequentemente se perguntam o que escolher primeiro: descrições de produtos ou de categorias? O que é mais importante em termos de posicionamento? E, o mais importante – qual tipo de conteúdo trará resultados mais rapidamente? Este artigo é destinado a empreendedores iniciantes que possuem um orçamento limitado e desejam obter o melhor dele. Responderemos à pergunta sobre o que é melhor investir, dependendo de seus objetivos comerciais.

Descrição de produto vs Descrição de categoria – diferença

A principal diferença diz respeito às características do conteúdo que afetam o potencial de vendas e SEO. Ambos os tipos de textos são caracterizados por propriedades diferentes e pela rapidez com que trazem resultados, portanto, a prioridade na implementação das descrições depende da situação específica. Vamos discutir brevemente as características e originalidade desses textos.

Descrição de produtos

Descrição de produto são conteúdos persuasivos que incentivam os clientes a comprar seus produtos. Os textos são escritos na linguagem dos benefícios e também contêm frases-chave que afetam positivamente o posicionamento.

Infelizmente, seu caráter conciso, necessário para chamar a atenção dos destinatários para o seu produto, torna impossível obter uma descrição em grande escala. Por causa disso, o conteúdo apenas apoia o SEO, o que contribui para aumentar o tráfego orgânico apenas um pouco.

Por outro lado, um pequeno número de caracteres significa um preço baixo do texto. Graças a isso, recebemos um conteúdo atraente que garante conversão em um nível ótimo a um baixo custo.

Descrição de categoria

Descrição de categoria   são os conteúdos extensivos. Seu objetivo é descrever questões e fatos gerais relacionados ao produto. Os textos são abrangentes e orientados para SEO para posicionar sua loja online.

Na verdade, são a ferramenta básica que permite ganhar tráfego orgânico. Categorias bem descritas são caracterizadas por confiabilidade e grande volume, o que é calorosamente recebido pelos algoritmos de mecanismos de busca.

Deve-se lembrar que isso também está associado a um grande investimento, especialmente quando sua loja online tem uma estrutura mais extensa.

Descrição de produto ou descrição de categoria – qual escolher?

Ambos os tipos de conteúdo buscam objetivos de marketing específicos e, portanto, trazem benefícios comerciais para sua loja online. No entanto, requer muito trabalho e, portanto, dinheiro para descrever todas as posições. Com um orçamento limitado, você não pode ter ambos, então precisamos responder à pergunta – qual tipo de conteúdo é mais lucrativo: descrições de produtos ou descrições de categorias?

Vendas rápidas e finalização de transações

O objetivo principal de toda loja online é gerar vendas. Para alcançá-lo, os empreendedores usam diversos métodos para atrair clientes. Alguns deles atraem os destinatários imediatamente, enquanto outros levam tempo e exigem paciência.

Se nosso investimento é limitado, mas queremos lucros imediatos, descrições de produtos atraentes combinadas com uma campanha no Google e/ou Facebook Ads é uma solução interessante. Nesse caso, também vale a pena cuidar do conteúdo persuasivo nas criações publicitárias.

Durante os primeiros meses de operação da loja online, o tráfego orgânico pode ser baixo devido à “juventude” do domínio e a alguns outros fatores. Não esteja iludido de que as descrições de categorias sempre trarão clientes desde o início. Como mencionamos, elas representam um gasto pesado para todo empreendedor iniciante.

Posicionamento de longo prazo e afluxo de clientes

Se você está pensando seriamente em seus futuros esforços de marketing, então considere compilar todas as categorias criando descrições abrangentes. Fazê-lo garantirá um tráfego orgânico substancial não apenas agora, mas também nos próximos anos, o que reduzirá os gastos com publicidade. Embora o efeito final seja geralmente bastante satisfatório, ele aparece ao longo do tempo e também depende de outros fatores, em particular, o posicionamento externo e a estrutura do site.

Observe que as descrições de categorias geram tráfego para o site e, assim, familiarizam os usuários com sua variedade de produtos. Portanto, esse tipo de conteúdo não pode existir sem produtos devidamente descritos que apresentem a oferta de forma positiva e influenciem a finalização das transações. É por isso que, na maioria das situações, as descrições de produtos têm prioridade.

As exceções são lojas grandes e extensas e plataformas de dropshipping. No primeiro caso, o número de posições nos faz focar apenas na descrição dos produtos mais importantes, a fim de melhorar as categorias para SEO. No que diz respeito ao dropshipping, a importação geralmente inclui descrições que não contribuem para o posicionamento, mas preenchem inicialmente a lacuna de informações.

As descrições de categoria geram tráfego no website e, assim, familiarizam os usuários com a sua variedade de produtos.

Deve-se lembrar que o conteúdo duplicado não é atrativo para os motores de busca, também não mostra a natureza da empresa e, portanto, não alcança os objetivos de marketing pretendidos. Além disso, todos consideram esse tipo de conteúdo como não sendo de alta qualidade. No entanto, se os produtos forem descritos até certo ponto, podemos focar nas categorias ausentes (que geralmente não são encontradas nos depósitos de dropshipping) para aproveitar ao máximo os recursos de investimento.

Quando se trata de posicionamento, vale a pena prestar atenção também nos artigos de blog. Os textos para a loja online também devem ser levados em consideração (para atrair mais clientes usando frases-chave de nicho).

Resumo

  1. Descrições de produtos e descrições de categorias diferem em termos de especificidade do texto e seu propósito, o que afeta ultimamente o grau de posicionamento e vendas.
  2. O primeiro tipo de conteúdo é uma base absoluta (se quisermos apresentar nossa oferta da maneira mais atraente e obter uma taxa de conversão ideal). O segundo contribui significativamente para o tráfego orgânico, o que reduz os gastos futuros com a aquisição de clientes. No entanto, o efeito pode ser visto após alguns meses, o que as lojas online não podem se dar ao luxo de esperar.
  3. Assim, descrições de produtos e descrições de categorias trazem muitos benefícios, mas não são suficientes para continuar os esforços de marketing eficazes. Não podemos esquecer das campanhas pagas – especialmente na fase inicial de operação da loja online.
  4. Pode-se dizer que as descrições de produtos são a base para fazer vendas, enquanto as descrições de categorias são um suplemento de marketing que aumenta o posicionamento e traz lucros consistentes a longo prazo.

Nina Limeira

Redatora e graduada em Letras Português, mestra em Linguística e pós-graduada em Bilinguismo pela UniDomBosco. Atua na área de marketing como copywriter, onde adora combinar seus conhecimentos em linguística com estratégias de copywriting nos projetos.

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