Os três erros comuns na redação publicitária

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A escrita profissional assemelha-se à ciência – não permite erros. Todos nós sabemos que a redação publicitária não se limita apenas à escrita. Ela desempenha uma função específica de marketing, respondendo às necessidades atuais dos usuários ou às tendências nos algoritmos de mecanismos de busca. Para saber o que evitar, apresentamos três erros comuns na redação publicitária.

Erros na redação publicitária – de onde eles vêm?

Vamos começar com a pergunta a que está relacionada ao texto publicitário.

A redação publicitária é baseada na prestação de serviços relacionados à escrita profissional.

O escopo de atividades inclui:

  1. textos de vendas
  2. artigos de blog
  3. campanhas

Por que (segundo os padrões atuais) há tantos erros que reduzem a eficácia dos textos então? A resposta é tão simples quanto parece – eles surgem da implementação inadequada dos serviços fornecidos por pessoas que não têm conhecimento suficiente de redação e marketing.

Em outras palavras, o profissional pode não compreender totalmente o papel que o conteúdo criado deve desempenhar. Essa compreensão muitas vezes só ocorre após uma reflexão mais profunda. Além disso, o conhecimento especializado é frequentemente essencial, especialmente no contexto do crescente movimento do mercado em direção ao marketing de conteúdo.

Objetivo básico da redação publicitária

O principal objetivo de marketing da redação publicitária é a venda. Embora geralmente seja implementada indiretamente, a redação publicitária é um investimento que traz lucros ao cliente (investidor) em última instância.

Como mencionado na primeira definição, estamos falando de uma profissão extremamente ampla. No entanto, se você observar de perto, perceberá que cada elemento do trabalho do redator publicitário é orientado para benefícios financeiros, mesmo quando a perspectiva de ganhos está longe. Se fosse diferente, essa profissão não seria necessária no mercado de trabalho.

Isso nos permite afirmar que erros na redação publicitária são uma carga desnecessária, que não traz lucros, mas afasta os lucros em casos extremos.

Os três erros mais comum em copywriting

Abaixo, apresentamos três erros mais comuns que, acreditamos, se encaixam perfeitamente na definição dada e, ainda assim, são frequentemente observados.

Erros linguísticos

Este é obviamente um problema trivial ao qual estamos constantemente expostos ao criar cada frase. Erros linguísticos são erros que todos cometem. No entanto, na redação publicitária, o limite de tolerância é mais estreito.

Todos nós evitamos erros ortográficos desde que nos formamos na escola primária. Regras simples podem até tornar a gramática de nossa língua complicada clara.

Vírgulas, o cerne de todos os erros de pontuação, são muito mais problemáticas. Algumas pessoas separam as vírgulas de acordo com a pausa para respirar, independentemente da estrutura da frase. Claro, quando você é um redator publicitário, tais coisas não podem acontecer, principalmente porque estaríamos expostos a uma alta aleatoriedade ao digitar milhares de caracteres todos os meses.

Na verdade, a maioria dos redatores publicitários pode operar facilmente o idioma e criar textos completamente corretos. Mais frequentemente, lidamos com desajeitamento linguístico, por exemplo, na forma de pleonasmos ou erros de sintaxe.

Embora esses sejam erros aos quais as pessoas fecham os olhos, precisamos exigir que o redator seja correto, ou pelo menos preste atenção e evite aberrações indiscutíveis. A ferramenta principal em nossa profissão é o texto – ele traz lucros quando é da mais alta qualidade.

Como evitar erros linguísticos?

Existem várias maneiras. Recomendamos a leitura de livros. Na verdade, acreditamos que, ao evitar a leitura, não temos potencial para a escrita profissional.

É impossível evitar todos os erros linguísticos. Eles resultam de:

  • interpretações frouxas e não sancionadas (o objetivo da pontuação é garantir a legibilidade do texto, portanto, você pode dobrar inadvertidamente certas regras)
  • ignorância (que se aplica a todo ser humano). Acreditamos que o mais importante a fazer é derrubar suas próprias barreiras e ego para analisar melhor os textos que criamos. Você pode se surpreender com quantas dúvidas surgem do uso de recursos estilísticos ou construção de frases.

Isso é uma coisa. Criar conteúdo atrativo é outra. Podemos chamar alguém que escreve corretamente de redator? Podemos ir um passo além e ser tentados a dizer que escrever conteúdo não atraente é um erro em si mesmo? Deixamos esta pergunta em aberto.

Estrutura de texto incorreta

Erros de redação publicitária dizem respeito à estrutura do texto. Isso pode ser degradado pelos padrões de indexação atuais.

Os algoritmos de mecanismos de busca estão sendo constantemente atualizados. Textos que eram considerados lucrativos uma década atrás podem ser insignificantes hoje. Isso significa que o Google mudou sua atitude em relação a alguns tipos de conteúdo? Mudou!

Claro, estamos falando aqui sobre o Panda, que tem “comido” conteúdo de baixa qualidade desde 2011. Coloquialmente falando, esse algoritmo bane textos que “jogam” palavras-chave por aí.

Um excesso de palavras-chave é um dos erros mais graves na redação publicitária. Isso resulta em uma posição mais baixa e um efeito pior.

O Google promove artigos confiáveis e transparentes que respondem às consultas dos usuários fornecendo um valor substancial. Por esse motivo, a luta pelas posições de destaque é árdua e demorada, e qualquer tentativa “inteligente” de contornar os algoritmos provavelmente não será bem-sucedida. A redação publicitária ainda pode estar associada ao uso mágico de palavras-chave, no entanto, conteúdo eficaz tem sido direcionado para caminhos diferentes há vários anos.

Se sua empresa cria valores únicos ou fornece serviços em alto nível, não tenha medo de informar seu público sobre isso. Compartilhar conhecimento profissional é a vitrine mais confiável da oferta apresentada. Para citar um sábio aforismo: sempre se deve jogar limpo quando se tem as cartas vencedoras.

Falta de estratégia

O último, mas não menos importante, é uma estratégia precisa de redação publicitária.

Como já estabelecemos, os textos encomendados ao redator publicitário têm uma premissa específica. Construir o reconhecimento da marca, conteúdo substantivo para SEO ou apresentação direta da oferta – esses são diferentes objetivos de marketing que exigem conteúdo de especificidade diferente.

O Google promove artigos confiáveis e transparentes que respondem às consultas dos usuários, fornecendo um valor substancial.

Os slogans devem ser curtos e cativantes, enquanto os textos de vendas precisam ser diretos, persuasivos e atrativos. Artigos especializados e de especialistas exigem ajustar as informações ao nível de conhecimento dos destinatários. Ao mesmo tempo, as descrições de produtos combinam objetividade com a linguagem dos benefícios. Essas são regras simples conhecidas por todos, no entanto, a implementação das diretrizes mencionadas é um problema maior.

Por exemplo, nossa oferta é direcionada a empresários educados, caracterizados por uma alta consciência das atividades promocionais na Internet. Seria tatolessa uma abordagem excessivamente coloquial ou lacônica aos tópicos discutidos.

Além de erros linguísticos e estrutura do texto, o conteúdo às vezes se revela muito longo, incompreensível ou completamente inconsistente com as suposições de marketing. Por esse motivo, vale a pena iniciar a cooperação com um redator que fornecerá comentários sobre sua estratégia e esclarecerá a especificidade do conteúdo, levando em conta o grupo-alvo e a missão da empresa. Os textos devem cumprir estritamente as tarefas, e, ao contrário do que parece, não é tão fácil.

Resumo

  1. A redação publicitária é uma ferramenta de marketing que contribui para aumentar as vendas de várias maneiras.
  2. Acreditamos que os erros mais comuns incluem um mau ajuste do texto ao propósito pretendido, uma estrutura imprópria e uma apresentação amadora do conteúdo. Todos esses três fatores afetam adversamente a eficácia e o potencial comercial do texto.
  3. Preste atenção aos erros de redação publicitária e elimine-os. Eles sempre vão de mãos dadas com a ignorância das questões de redação publicitária. A observação dos efeitos e a extração de conclusões são atividades que resultam em lucros maiores. Também fazem com que os destinatários considerem sua empresa mais profissional.

Nina Limeira

Redatora e graduada em Letras Português, mestra em Linguística e pós-graduada em Bilinguismo pela UniDomBosco. Atua na área de marketing como copywriter, onde adora combinar seus conhecimentos em linguística com estratégias de copywriting nos projetos.

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