O que é slogan publicitário e como criá-lo

Índice

Um slogan publicitário é uma ferramenta de marketing eficaz, desde que seja cuidadosamente pensado e único. Ele facilita significativamente a construção do reconhecimento da marca, portanto, vale a pena cuidar de um slogan profissional. No seguinte artigo, você aprenderá o que é um slogan publicitário e quais diretrizes você deve seguir ao criá-lo.

O que é slogan publicitário?

Um slogan publicitário é uma frase curta que se identifica com uma marca, com o objetivo de consolidar a identificação da empresa entre os consumidores.

É caracterizado por uma estrutura concisa e conteúdo engenhoso, que tem um objetivo básico – existir permanentemente na memória dos destinatários. Os slogans publicitários são criados devido ao fato de que as pessoas lembram expressões específicas muito bem, associando eficientemente a mensagem ao seu criador e remetente.

Como consequência, os usuários associam a marca, e isso é um grande passo para ela, pois pode ser preferida quando se trata de transações no mercado, entre numerosos concorrentes. No entanto, para alcançar o efeito desejado, o slogan deve ser apropriado, então vamos verificar como criar um slogan publicitário.

Criando um slogan publicitário – regras

Como já mencionamos, o slogan precisa ser conciso e original para ser lembrado pelos destinatários. O conteúdo deve refletir o caráter da marca e informar inicialmente sobre suas atividades.

Curiosamente, o slogan publicitário mudou sua especificidade nos últimos anos. Entradas de SEO são criadas cada vez mais frequentemente – elas contêm a palavra-chave para a qual o site é posicionado. Mesmo assim, podemos criar um slogan de três maneiras.

Slogan informativo

Atualmente, é o tipo mais popular devido à sua natureza prática que se encaixa bem aos princípios de SEO. Além disso, não requer muita criatividade, principalmente porque não temos muitas opções para escolher.

Citação

Slogans informativos são: “Cleaning24 – limpeza profissional de janelas” ou “HairStyle – um cabeleireiro de Londres à sua disposição”.

Esses slogans funcionarão para pequenas empresas locais, mas não são adequados para empresas que pretendem realizar uma campanha extensiva que constrói reconhecimento no mercado doméstico.

Slogan criativo

Este tipo de slogan é uma escolha, pois pode entrar na mente dos consumidores. Embora não carregue muita informação sobre a empresa, ele força os destinatários a pensar e evoca compreensão e associação duradoura com a marca. Assim como os slogans informativos, estes não precisam ser originais, mas às vezes existem verdadeiras pérolas.

Citação

Slogans criativos são “HealthThings – Sua Vida, Sua Escolha” ou um pouco menos original “FitMed – uma dieta que tem bom sabor e molda o seu humor”.

O último exemplo mostra que nada impede você de combinar um slogan engenhoso com uma função informativa. Essa mistura sinérgica é a base dos slogans mais eficazes para empresas.

Slogan rítmico

Um tipo muito raro de slogan que requer muita criatividade e apoio vocal. É usado apenas pelas maiores empresas que promovem sua oferta por meio de TV ou rádio. Embora várias condições devam ser atendidas, os efeitos são incríveis.

Citação

Uma das slogans rítmicas mais famosas é: “Eu estou amando isso!”

Sempre que nos deparamos com slogans semelhantes, ainda os recriamos no ritmo imposto pela publicidade. A música é a melhor ferramenta de memorização de conteúdo e esse fato explica por que os jovens não conseguem se preparar para exames, mas conhecem muito bem as letras das melhores músicas.

Lembre-se de que não há uma receita pronta para um slogan publicitário. Um slogan criativo está sempre abrindo um novo caminho, então copiar soluções anteriores não é uma opção. Claro, faz sentido estudar vários slogans em busca de inspiração adicional, mas, no final das contas, o conteúdo deve ser adaptado individualmente à natureza da empresa.

Resumo

  1. Qual é o slogan publicitário – todo mundo sabe. Na prática, no entanto, criar um slogan eficaz é uma questão de criatividade e brainstorming que nos permite selecionar um entre muitos “candidatos” originais.
  2. Os slogans publicitários são caracterizados por uma forma concisa e atraente, que tem como objetivo construir o reconhecimento da marca entre os usuários.
  3. Embora alguns slogans sejam mais práticos, outros são mais imaginativos – os slogans ideais estão intimamente relacionados à natureza da empresa, ao seu canal de promoção e ao potencial de investimento.

Você quer aumentar os resultados de negócios na sua empresa através de um slogan publicitário eficaz? Veja a nossa oferta.

Slogans Publicitário

Nina Limeira

Redatora e graduada em Letras Português, mestra em Linguística e pós-graduada em Bilinguismo pela UniDomBosco. Atua na área de marketing como copywriter, onde adora combinar seus conhecimentos em linguística com estratégias de copywriting nos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente no blog

04.05.2024 Posicionamento
03.05.2024 Copywriting
02.05.2024 Copywriting
01.05.2024 Copywriting
30.04.2024 E-commerce
29.04.2024 E-commerce
28.04.2024 Marketing de conteúdo
27.04.2024 Social Media
26.04.2024 Copywriting

Textos comerciais profissionais

Torne-se um copywriter