Meta descrição e meta título – como criá-los?

Índice

Meta descrição e título meta são duas descrições que aparecem nos motores de busca. Elas incentivam as pessoas a acessarem o site e indiretamente aumentam o posicionamento. Por isso, vamos analisar cuidadosamente como criar a descrição meta e o título meta para obter os melhores resultados.

Meta descrição – texto que atraí usuários

Independentemente de estarmos otimizando uma subpágina, página inicial ou artigo – podemos modificar a meta-descrição que aparece no mecanismo de busca. Ela tem um propósito básico, que é persuadir os usuários a visitarem o site.

A descrição mais longa exibida nos resultados orgânicos é a meta-descrição.

Já se passou uma década desde que a quantidade de palavras-chave na meta-descrição não afeta formalmente o posicionamento. No entanto, textos atrativos melhoram a taxa de cliques (CRT), o que já se traduz significativamente em maior tráfego orgânico.

O limite de caracteres para a descrição meta é de aproximadamente 156 caracteres.

Se ultrapassarmos esse número, o Google cortará automaticamente o texto inserindo reticências no final. Alguns plugins, como o YoastSEO, possuem um limite máximo para a visibilidade automática.

Quais são as características de uma meta descrição eficaz?

  1. Atratividade – torne claro para os usuários. O que eles ganharão ao visitar seu site? Dependendo do caso, responda às perguntas “O que eles aprenderão?”, “O que eles saberão?”, “Do que se beneficiarão?”, etc.
  2. Direcionamento – a descrição precisa ser direcionada ao destinatário, ou seja, ao criar conteúdo, use “você” apenas! Muitas pessoas cometem o erro de tornar o texto muito informativo. São apenas 156 caracteres, então você precisa incentivar os usuários a visitar seu site. Todo o conteúdo substantivo e frases difíceis têm seu lugar no artigo ou subpágina.
  3. CTA (Chamada para Ação) – para aumentar a eficiência de conversão, chame sua audiência para ação. Palavras como “Entre!”, “Descubra!”, “Confira!” quando submetidas a uma análise “seca” podem parecer triviais, mas realmente atraem os usuários.

Além disso, algumas pessoas sugerem incluir palavras-chave na meta descrição. Este é um abordagem correta, pois esse procedimento automaticamente melhora a confiabilidade e a clareza do texto. Se sua frase for “sapatos masculinos”, uma característica natural de uma boa descrição é incluir a frase “sapatos masculinos”.

Meta título – um título sólido é a base

Enquanto a descrição atrai o público, o título informa claramente sobre o artigo ou subpágina. Isso ocorre porque o meta-título possui cerca de 75 caracteres, então não temos muito espaço para manobra. Isso é o suficiente para encaixar um título de texto com um CTA curto como “Verifique!”, “Veja!” ou o nome geral da página.

Meta-título é uma frase que aparece nos resultados dos motores de busca.

Portanto, geralmente temos duas opções: título + CTA ou título + separador + título do site. Preferimos a primeira opção, principalmente porque o nome do site pode ser visto como o link.

O meta título geralmente contém uma frase-chave, pois é uma parte natural do título. Algumas fontes sugerem que cada palavra deve começar com uma letra maiúscula para chamar mais atenção do usuário. Essa é uma prática rara, mas ainda pode ser encontrada eficaz para se destacar da concorrência.

Meta-texto - FAQ

Estamos respondendo aos problemas mais comuns de meta-título e meta-descrição.

O que são meta-texto?

Estes são os conteúdos exibidos nos resultados da pesquisa. O meta-título é o título principal e a meta-descrição pode ser encontrada abaixo dele.

Qual deve ser a extensão dos meta-textos?

O limite de comprimento para um meta-título é de aproximadamente 75 caracteres, enquanto para uma meta-descrição é de aproximadamente 156 caracteres. O resultado final depende da largura das letras utilizadas (por exemplo, a letra “R” ocupa mais espaço que a letra “I”).

O que fazer com os meta-textos que foram cortados?

O próprio Google avalia se deve usar uma meta tag ou exibir um trecho de conteúdo relevante para a consulta do usuário. Por esse motivo, o meta-título e a meta-descrição nem sempre serão exibidos – mesmo quando estiverem perfeitamente preenchidos. É um procedimento comum, portanto, não deve ser motivo de preocupação. A avaliação automatizada dos algoritmos significa que não temos muito espaço para manobra além de simplesmente completar os meta-textos.

Meus meta-textos melhoram SEO?

Oficialmente, os meta-textos não contribuem para aumentar os resultados de SEO. No entanto, lembre-se de que eles são usados para incentivar os destinatários a visitarem seu site. Por sua vez, uma taxa de visitantes mais alta resulta em um aumento do tráfego orgânico.

Vale a pena preencher as lacunas do meta-título e da meta-descrição?

Não é obrigatório, pois se o campo estiver vazio, o mecanismo de busca irá “emprestar” o fragmento de texto apropriado. No entanto, vale a pena fazer isso para desenvolver os textos mais encorajadores que incentivarão os destinatários a visitar seu website.

Resumo

  1. Meta descrição e meta título são descrições exibidas nos mecanismos de busca.
  2. Eles chamam a atenção ao incentivar os usuários a visitarem o website.
  3. Embora não sejam fatores de classificação significativos há muito tempo, eles melhoram a taxa de cliques (CTR), o que se traduz indiretamente em posicionamento.
  4. Meta título e meta descrição são textos criados exclusivamente para os usuários. Por essa razão, é importante torná-los transparentes e atraentes.

Nina Limeira

Redatora e graduada em Letras Português, mestra em Linguística e pós-graduada em Bilinguismo pela UniDomBosco. Atua na área de marketing como copywriter, onde adora combinar seus conhecimentos em linguística com estratégias de copywriting nos projetos.

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