Escrever textos por encomenda – no que prestar atenção?

Índice

Escrever textos por encomenda requer adaptar-se às necessidades da empresa. Portanto, no seguinte artigo, iremos analisar no que prestar atenção durante a execução após receber o pedido.

Escrever textos sob encomenda

Simplificando, os empresários precisam de conteúdo que atenda aos seus objetivos de marketing. Os redatores geralmente lidam com:

  • textos para SEO – destinado a aumentar a visibilidade;
  • Textos para venda – que incentivam os clientes a aproveitarem a oferta da empresa.

No entanto, o serviço em si não é suficiente. O cliente quer obter lucros com os textos encomendados. É por isso que o redator precisa prestar atenção a dois problemas:

  1. A execução do pedido traz chances reais para o cliente obter lucros (apenas uma página ou uma ampla gama de concorrentes são fatores que reduzem significativamente os efeitos da redação);
  2. O pedido trará resultados ótimos (o redator é quem sabe melhor qual tipo de conteúdo e quantos caracteres funcionarão melhor).

Portanto, para que a empresa fique satisfeita com os resultados, a escrita de textos sob encomenda deve ser precedida por uma análise minuciosa para otimizar o trabalho do redator.

Uma estratégia bem pensada é mais importante do que a ordem.

Citação

Uma pequena loja online solicita descrição de categorias, para melhorar sua posição com base em algumas frases-chave gerais. Algumas pessoas se prontificam a trabalhar sem hesitação, pois o cliente paga e, portanto, exige. No entanto, o fato é que a loja não obterá lucros com esse pedido se as descrições competirem com grandes plataformas de comércio eletrônico.

Um bom redator publicitário irá encontrar uma solução adequada às capacidades da loja e realizar uma entrevista com a empresa, usando perguntas similares:

  • Qual é o objetivo do conteúdo? (melhorar o SEO, aumentar as vendas, reconhecimento da marca)
  • Quais são os recursos da empresa? (a loja online está envolvida no conteúdo de alguma forma? A empresa terceiriza a aquisição de links externos?)

Somente após isso, o redator poderá organizar a estrutura de texto apropriada para o SEO, selecionar palavras-chave e frases-chave, bem como determinar o comprimento necessário do conteúdo para resumir o projeto.

Resumo

  1. Textos eficazes só podem ser criados por um redator que desempenha o papel de um consultor antes de aceitar o pedido.
  2. Existem muitos fatores que influenciam os efeitos que o conteúdo trará, então escrever um texto precisa ser precedido por uma análise objetiva e avaliação da situação.
  3. Ao fazer esse investimento, certifique-se de que o redator saiba exatamente quais são as necessidades da empresa e seus objetivos. Comunicação mútua e entendimento são a base de uma cooperação bem-sucedida.

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Nina Limeira

Redatora e graduada em Letras Português, mestra em Linguística e pós-graduada em Bilinguismo pela UniDomBosco. Atua na área de marketing como copywriter, onde adora combinar seus conhecimentos em linguística com estratégias de copywriting nos projetos.

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