Como se tornar um redator? Quem pode ser legalmente chamado de redator?

Índice

Como se tornar um redator? – Quase todos os adeptos que são bons com as palavras fazem essa pergunta. A falta de regulamentos específicos significa que há ambigüidades por trás. Sendo assim, neste artigo discutiremos quem é legalmente um redator e o que fazer para se tornar um.

Quem é legalmente um redator?

Formalmente, um redator é uma pessoa que administra uma empresa específica ou que trabalha com um contrato definido em uma agência de publicidade ou empresa comercial.

Portanto, o mercado de trabalho não impõe nenhuma exigência legal em termos de formação ou diploma. Qualquer pessoa que gosta de escrever pode se tornar um redator.
Esta abordagem abre muitos caminhos para pessoas interessadas em trabalhar com textos profissionalmente. Mesmo que tenhamos muitos treinamentos de redação comercial à nossa disposição, nenhum deles permite que nos consideremos o título oficial e legal de um redator.

Como se tornar um redator?

Embora seja fácil se tornar um redator em teoria, a prática e a experiência são verificadas a fundo no mercado.

Portanto, é necessário ter um conhecimento adequado que possibilite atingir o objetivo básico do redator – trazer lucros para o cliente através da criação de conteúdo profissional.
No entanto, as competências dependem exclusivamente do setor de mercado em que pretendemos atuar. É por isso que precisamos responder à questão de como nos tornar um redator, dependendo dos serviços prestados.

Redator publicitário

Um redator publicitário é uma pessoa que cria conteúdo de vendas. Tal redator é ótimo para criar entradas publicitárias, slogans e textos para os folhetos que persuadem os leitores a comprar.

Este é o tipo de redator mais popular, o qual carrega as competências necessárias. Toda pessoa criativa que forma frases e conteúdos totalmente corretos pode se tornar um redator publicitário. Entretanto, ele ou ela também precisa saber como convencer potenciais clientes a finalizar a transação.

Produtor de conteúdo

Um produtor de conteúdo é um tipo de redator que desenvolve conteúdo substantivo e especializado para um determinado ramo da indústria. Embora a educação formal seja bastante útil, a única habilidade necessária e exigida é encontrar informações confiáveis e depois transformá-las em uma redação SEO interessante.

Produção de conteúdo é uma profissão ideal para pessoas que estão intimamente familiarizadas com um tópico específico e que não têm medo de formar frases difíceis e criar um conteúdo significativo.

Redator SEO

Uma pessoa que cria textos que aumentam o posicionamento é chamada de Redator SEO. É uma profissão extremamente próspera devido à crescente competição envolvendo visibilidade on-line.

Embora a caligrafia seja uma exigência arbitrária para todos os redatores, o conhecimento dos princípios de redação SEO é igualmente importante para esta profissão.

Manter a clareza, manipular palavras-chave, bem como construir a estrutura de conteúdo ideal para SEO são questões difíceis, mas realizáveis para praticamente todos que estão ansiosos para aprender. Portanto, esta profissão é ideal para redatores profundamente interessados em SEO.

Entretanto, vale a pena notar que hoje em dia apenas o conteúdo valioso é visível. Por esta razão, um redator SEO deve conhecer muito bem a indústria na qual ele cria textos e do zero, portanto o redator SEO é, em parte, um produtor de conteúdo. Regras universais de artigos são necessárias, mas não suficientes.

Que tipo de redator preciso ser?

Os leitores mais inteligentes certamente concluíram que as profissões mencionadas acima têm algo em comum. O conteúdo substantivo é ótimo para SEO, enquanto os textos de vendas dizem respeito essencialmente à apresentação de uma oferta de um ramo específico e especializado da indústria. Portanto, não se pode limitar a uma profissão restrita, e quem quer que o faça comete um erro desnecessário.

Citação

Nós nos identificamos mais com a produção de conteúdo, principalmente porque gostamos de criar artigos especializados. Isto não significa, porém, que não possamos oferecer textos para SEO – o posicionamento é um elemento inseparável de conteúdo substantivo para o blog.

Além disso, estamos envolvidos com marketing há anos e trabalhamos com uma redação profissional todos os dias, então não podemos criar textos de vendas?

Como já estabelecemos, não é necessário um estudo de cinco anos sobre texto de vendas para implementar tais textos. Isso seria até mesmo impraticável devido às mudanças nas exigências do mercado.

O ofício de um redator é um trabalho em que todas as habilidades de redação andam sempre juntas. Separações artificiais podem ser úteis para os operários, mas na prática, existem apenas ordens específicas que precisam ser executadas adequadamente.

Como se tornar um redator – FAQ

Vamos discutir as informações apresentadas sob a forma de perguntas e respostas.

Preciso fazer faculdade para me tornar um redator?

Não, você não precisa fazer faculdade para se tornar um redator. Essa é uma profissão bastante nova que é uma resposta pragmática às exigências atuais do mercado. Você precisa desenvolver habilidades, não de um diploma.

Quais habilidades são exigidas de um redator?

Um redator deve ter uma boa habilidade de escrita a fim de criar um conteúdo atraente e linguisticamente correto.

Requisitos mais rigorosos dependem dos serviços prestados e incluem o conhecimento em SEO ou línguas estrangeiras. Portanto, você deve procurar trabalhar em projetos que correspondam às suas capacidades.

Como posso melhorar minhas habilidades de redação?

Uma ótima maneira de acelerar e eliminar erros linguísticos é lendo livros.

A exposição diária ao conteúdo de diferentes autores é a solução perfeita para ajudá-lo a formar frases corretas com habilidade. Muitas vezes podemos nos deparar com construções linguísticas imaturas ou tautologias que podem ser facilmente eliminadas através da leitura de livros.

Além disso, cursos de treinamento temáticos relacionados à redação, posicionamento e e-commerce estão se tornando cada vez mais populares. Cada dose de conhecimento de marketing na Internet é útil, por isso vale a pena ampliar suas competências nesta área.

Ademais, a criação de conteúdo confiável para nichos específicos requer uma atualização regular de seus conhecimentos. No caso de textos de SEO, é muito importante rastrear as mudanças nos algoritmos dos mecanismos de busca.

Resumo

  • Redator é um termo geral para um profissional que cria conteúdo profissional.
  • Educação, grau e diploma não são exigidos.
  • Habilidades são um fator chave – elas trazem efeitos para uma empresa que presta serviços específicos.

Beatriz Freitas

Redatora, revisora e tradutora trilíngue – Português, Espanhol e Inglês, com mais de 2 anos de experiência profissional e com Licenciatura em Letras. Gosta de explorar o mundo, maratonar séries de época e aprender novas línguas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente no blog

04.05.2024 Posicionamento
03.05.2024 Copywriting
02.05.2024 Copywriting
01.05.2024 Copywriting
30.04.2024 E-commerce
29.04.2024 E-commerce
28.04.2024 Marketing de conteúdo
27.04.2024 Social Media
26.04.2024 Copywriting